As senhoras demoram cerca de uma hora a vestir o fato tradicional de Westkapelle da província de Zeeland. O seu fato está preso por 40 pregadeiras e cavilhas. Não existe nenhum botão ou fecho a prender a bonita saia de riscas azuis e a blusa. Também usam uma toca decorada com ouro e a franja armada numa popa, que me parece complicada de segurar.
No caso dos homens, é sempre mais fácil em termos de estilo. Um fato preto de lã, calças largas, um colete e uma camisa de riscas. Apesar de ser mais simples de vestir, os homens do grupo de dança tradicional holandesa Pieremachochel sofrem do reverso da medalha da roupa masculina: o seu fato é muito mais caro do que o da mulher.
Mas existe mais uma singularidade especial no que toca à tradições da roupa deste grupo: são os homens que ajudam as mulheres a entrar no complicado fato de 40 pregadeiras. Diz-se que esta é a razão de nunca terem faltado membros masculinos no grupo de danças tradicionais de Utrecht!
Escolas de dança do mundo: querem mais participação masculina? Eis o segredo Holandês desvendado! Basta um fato complicado que demora 1 hora a vestir e ajuda masculina para garantir que tudo está no sítio.
E no fim-de-semana passado, lá estavam eles e elas bem alinhados no Oudegracht, prontos a mostrar um pouco da sua arte. E o mais impressionante da sua apresentação é o facto de dançarem sempre com música tocada ao vivo. Os músicos tocam, entre outros instrumentos, o acordeão, o violino e o contra-baixo e criam um ambiente bem disposto e animado.
Apresentam-se desde 1974 em Utrecht e um pouco por toda a Holanda, numa sucessão de mestres e aprendizes do folclore tradicional.
Se por acaso os apanharem numa das suas apresentações Holanda fora, parem um bocadinho para os ver e ouvir, nem que por 5 minutinhos (Pus um video deles no facebook caso queiram espreitar: https://www.facebook.com/EspressoAndStroopwafel) Vai valer a pena! E podem sempre lembrar-se do seu segredo bem guardado de como convencer um homem a dançar!