Havia o tempo em que se ia a Badajoz comprar caramelos, num autocarro em excursão, ou no carro de família apinhado. Passava-se a fronteira, os controlos todos, e sentia-se que se estava numa aventura maravilhosa: Espanha! Ali tão perto, mas pelo menos nos caramelos, tão diferente!
Este fim-de-semana revivi esta viagem, agora fora de moda, mas ainda tão presente no imaginário do Português. Isto porque fui ao equivalente cultural Holandês de ir a Badajoz comprar caramelos: fui a Dusseldorf ao mercado de Natal!
Nesta altura do ano partem às dezenas, de cada uma das principais cidades da Holanda, autocarros carregados de Holandeses ansiosos para experienciar a magia do Natal Alemão!
No aperto da multidão, estimo que estavam 5 holandeses em Dusseldorf para cada alemão. Ouvia-se por todo o lado a língua holandesa, muitos a queixarem-se que o que se vendia nas várias bancas era muito caro! Sim, e do ponto de vista isento Português, não se encontravam pechinchas no mercado de Natal, mas peças de artesanato únicas que nos fazem entrar imediatamente no espírito de Natal.
Pelas circunstâncias não me senti fora da Holanda, mas senti-me completamente imersa do espírito. Só senti que estava realmente noutro sítio quando nos aventuramos pelo bairro Japonês de Dusseldorf: um sítio mesmo especial para quem gosta da cultura japonesa.
E com o que se parece o Natal Alemão, que os Holandeses tanto procuram? Assim!
E como é que eu me senti? Assim!
E o melhor de tudo, é que esta semana em Utrecht vai haver um mini mercado de Natal! Portanto, é provável que o post tenha continuação :)
Que fotos maravilhosas. Tenho pena de não ter ido também, quando me falaram destes mercados de Natal já não tive tempo para ir visitar um. Um Feliz Natal :)
Feliz Natal também para ti!!!