A casa do Papa em Utrecht

Em Utrecht há uma casa muito especial, porque a pessoa que a mandou construir, apesar de nunca ter lá vivido, foi único Papa que a Holanda algum dia produziu.

A casa do Papa

A casa do Papa

Adriaan VI o único Papa Holandês, nascido em 1459 no Oudegracht em Utrecht, filho de um carpinteiro, de família modesta por nascença, ascendeu a lugares cimeiros entre as mais poderosas personalidades da Europa da altura. O seu pai possibilitou-lhe a oportunidade de estudar Teologia em Leuven, onde se tornou doutor em 1491 e onde 3 anos mais tarde já era reitor. Um dos seus alunos foi Erasmus. Mas foi uma mudança repentina no rumo da sua carreira que o tornou conhecido: em 1509 tornou-se professor e conselheiro do jovem príncipe Carlos de Habsburg, que se tornaria o futuro imperador Carlos V. Na década seguinte Adriaan teria um papel político muito importante em Espanha onde foi regente, culminando com a sua nomeação como cardeal e governante de Castela.

Adriaan no início da sua carreira

Adriaan no início da sua carreira

Nesta mesma altura, Adriaan decide mandar construir uma (não tão modesta) casa em Utrecht, talvez pensando nos doces dias da reforma após o seu reinado em Espanha. Ampla, bonita, com três andares e próxima de várias Igrejas incluindo a icónica Dom Toren, era naquela casa aqui em Utrecht que Adriaan se imaginava nos dias da sua velhice.

A sala do Papa

A sala do Papa

No entanto, mais uma volta do destino impõe que, após a morte do Papa Leo X, Adriaan fosse chamado a Roma e aclamado como o novo Papa.

O papa Adriaan VI

O papa Adriaan VI

Foi uma das eleições papais mais surpreendentes da história, uma vez que Adriaan VI não era de todo conhecido em Roma e nunca lá tinha posto os pés. A população de Roma rapidamente mostrou o seu descontentamento apelidando Adriaan como o Bárbaro do Norte. Este descontentamento foi agravado com o passar do tempo, uma vez que o Papa Adriaan fora eleito com uma missão: pôr as contas do Vaticano em ordem. Afinal foram as acções do seu predecessor o Papa Leo X, que lançaram a reforma de Martin Luther, e que levaram quase a Igreja Católica à falência moral e financeira. Adriaan, filho de um carpinteiro de Utrecht, tinha que pôr um travão a isto, e foi rápido a instituir as suas medidas de austeridade.

Mas também foi rápido a fazer inimizades e em menos de um ano, aos 64 anos, Adriaan morreu, ao que tudo indica envenenado em Roma, sem nunca ter posto um pé na sua casa em Utrecht. A austeridade já era extremamente popular na altura. Apesar de ser detestado em Roma, as pessoas em Utrecht adoravam Adriaan e mostraram-lhe devoção mesmo quando Utrecht já era uma cidade Protestante. A sua casa ficou conhecida como a casa do Papa, apesar de nunca ter servido como tal, e o seu património e a sua memória foram preservados na cidade.

O valor histórico do edifício foi catapultado quando foi visitado pelo Papa João Paulo II numa visita à Holanda em 1985, e foi alvo de restaurações intensas desde então. Assim hoje, a Casa do Papa é património do Estado, mas serve a comunidade: está aberta a visitas guiadas e também se pode alugar para eventos diversos e até para casamentos!

Onde hoje se podem celebrar casamentos

Onde hoje se podem celebrar casamentos

Aconselho a visita guiada porque explora muitos mais temas para além da vida do Papa Adriaan VI: é uma visita sobre a história da cidade, da Holanda e do próprio edifício. E o guia em particular que nos acompanhou vê-se que tem um conhecimento profundo sobre o restauro da casa e um carinho especial sobre esta parte da história, e por isso explica todos os detalhes com muito interesse (e em Inglês!). Fica a sugestão!

Anúncios

One comment

  1. […] Por exemplo, Utrecht foi um bastião da Igreja Católica até ao século XVI e chegou a ser a cidade natal de um Papa. Depois tudo mudou com a Reforma Protestante. Os Católicos e os diferentes grupos Protestantes […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: