Pois é, desde que li aqui neste blog fantástico, que em Utrecht há uma associação ambiental que aluga pinheiros (verdadeiros!) durante três semanas, e que depois do Natal os replanta no bosque com uma taxa de sobrevivência de 90%, que não consigo parar de pensar que quero ter a minha árvore de Natal guilt-free!
Em minha casa em Portugal sempre tivemos árvores de Natal verdadeiras, e para mim parte do espírito de Natal passa por ter aquele cheirinho a pinhal dentro de casa. Bem sei que não é muito amigo do ambiente e bem sei que é um pouco triste no final do Natal ver a árvore a começar a murchar e a ficar amarela.

Foto do site http://www.huureenkerstboom.nu/
Ora assim, com esta ideia brilhante de alugar pinheiros e replantá-los é possível juntar o útil ao agradável, com um nível bem pequenino de culpa.

Pinheiro num atrelado de bicicleta Foto do site http://www.huureenkerstboom.nu/
Como só existem 500 árvores disponíveis é preciso reservar com antecedência e depois ir levantá-a e entregá-la nas datas marcadas para o efeito. E é exactamente na parte do transporte, que a porca torce o rabo para mim, pois não me estou a ver a pedalar com uma árvore às costas. Apesar da organização disponibilizar alguns atrelados para bicicletas, prevejo que coisas muito estranhas e perigosas possam acontecer quando se transporta uma árvore, para a qual temos o objectivo carinhoso de a manter viva durante 3 semanas, de uma ponta da cidade a outra.

A maneira Holandesa Foto do site http://www.huureenkerstboom.nu/
E quanto custa? A módica quantia de 26 euros, mais 5 euros de depósito, caso alguém ache boa ideia raptar a árvore para a eternidade no seu jardim.
O calendário para levantar e entregar o pinheirinho também é apertado, e como vou passar uma temporada em Portugal no Natal, tenho um certo medo que a árvore faleça nos entretantos. Mas eu quero um pinheiro de Natal! Ah, dilemas, dilemas!
Mas o mais importante, digam-me lá que não é uma boa ideia!?
E para quem esteja interessado, toda a informação está aqui!
Mais uma vez não sabia (estou farta de aprender aqui)
Lembro-me dos Natais da minha infancia com o pinheirinho de Natal verdadeiro http://www.osexoeaidade.com/2012/12/quando-eu-era-pequenina.html
(preciso de te fazer uma pergunta mas não encontro email valido e na pagina do FB não há caixa de mensagem; como faço? Beijinho e bom fim de semana)
Enviei te agora um email :) tenho que arranjar um email oficial aqui para o Estamine :D em principio o facebook devia dar para compor mensagens.
Grande ideia :)