A empresa 3D Hubs é uma das start-ups mais sexys e interessantes da Holanda. A Wired colocou a empresa no seu top 100 europeu.
O objectivo da empresa é democratizar o acesso à tecnologia de impressão a três dimensões, ou seja “imprimir” um objecto.
A tecnologia em si é na minha opinião um dos avanços tecnológicos mais poderosos dos últimos tempos – em si está o poder de alterar completamente os processos produtivos e as cadeias de distribuição. Começa-se a imprimir um pouco de tudo: próteses médicas, artigos de decoração, acessórios, bom tudo o que quiserem imaginar! A McKinsey diz que a tecnologia daqui a 10 anos poderá ter um impacto anual na economia entre 230 a 550 biliões de dólares por ano. Ou seja, não é apenas uma moda falar em impressão em 3D.
Mas como a maioria das tecnologias, as primeiras impressoras têm um preço elevado, fazendo com que a adopção da tecnologia seja mais lenta. Se nunca se conseguir baixar o custo da tecnologia dificilmente esta se tornará mainstream e o potencial de inovação é muito mais limitado.
Descobrir formas de democratizar o acesso à tecnologia é fundamental, e é exactamente aqui que entra a proposta de valor da start-up 3D Hubs. O objectivo deles é criar comunidades em que pessoas com impressoras 3D possam partilhar a sua impressora (e o custo da mesma) com pessoas com interesse em imprimir. Quem tem uma impressora pode disponibilizá-la por um custo unitário por impressão.
Neste momento, esta proposta de valor é especialmente interessante para designers que queiram dar vida às suas criações e não possam comprar a sua própria impressora.
No fundo é mais um passo em frente na economia de partilha (outro exemplo é a plataforma Holandesa de partilha de refeições que também já falei aqui no blog), e as possibilidades são quase ilimitadas. Só é preciso alguma imaginação!
E a 3D Hubs não está sozinha nisto: muitas outras empresas estão a usar a sua cabeça colectiva para pensar sobre formas de adaptar a impressão 3D ao seu negócio.
Cheios de vontade de “imprimir” as vossas criações?
Procurem uma impressora perto de vocês! Eu ando cheia de vontade de experimentar e ver com os meus próprios olhinhos uma máquina destas a trabalhar. O meu problema é não perceber nada de programas de design e ainda não ter tido o tempo para me dedicar a perceber como isto funciona mesmo.
Mas existem hubs e pessoas com impressoras 3D quase por todas as principais cidades Holandesas. Acho que é algo que vale a pena investigar!
Já conheces Proto-Space?
http://www.protospace.nl/nieuws/3d-hubs-launch-event
Não conhecia!! Obrigada. Muito interessante :)