Adiar a morte anunciada do Comércio de Retalho

Acabei de sair de um dos maiores centros comerciais de Utrecht onde assisti a um workshop sobre uma técnica Japonesa de tingir tecidos com azul indigo, conhecida por Shibori. O workshop está inserido numa série de eventos ligados à moda que o centro comercial está a organizar no mês de Novembro.

Não participei no workshop por vergonha: na hora que passei por lá estavam uma série de crianças a aprender a técnica e não queria ser a única matulona a arregaçar as mangas e enfiar as mãos em tinta azul fluorescente. Foi uma decisão parva porque o workshop era aberto a todas as idades e as pessoas que o estavam a dar eram profissionais bastante reconhecidos que já participaram no desenvolvimento de colecções da Levis, da Tommy Hilfiger e outras marcas.

O workshop

O workshop

O resultado final da técnica Shibori

O resultado final da técnica Shibori

Como não participei no workshop, pude demorar-me a ver o resultado final de algumas das peças que os miúdos estavam a fazer, admirar a técnica e reflectir um pouco sobre como são interessantes estas acções mais culturais nos Centros Comerciais.

Afinal, tudo indicaria que o comércio de retalho na Holanda teria a morte anunciada. Aqui, mais de 10 milhões de pessoas têm um smartphone com internet, o que se traduz numa das maiores taxas de penetração de smartphones do mundo e num crescimento vertiginoso das compras feitas pela internet através do telemóvel.

E é um facto que o mercado de comércio móvel Holandês ganha cada vez mais força: este representa actualmente 550 milhões de euros, com um aumento de 67% em relação ao segundo semestre de 2012. Em 2013, 2,3 milhões de pessoas compraram online usando um smartphone!

Face a isto, qual é o papel da loja física nos dias de hoje? O que é que ela pode acrescentar à experiência de compra face ao conforto e à rapidez de comprar pela internet? A resposta a estas questões é fundamental para a continuidade das lojas físicas. O retalho vai ser obrigado a reinventar a sua proposta de valor e a experiência que pode proporcionar aos seus clientes.

Exposição sobre as várias utilizações na moda para a lã

Exposição sobre as várias utilizações na moda para a lã

Atenção: Arte na forma de um bule gigante em cima do centro comercial

Atenção: Arte na forma de um bule gigante em cima do centro comercial

E na minha opinião, a resposta particular que este Centro Comercial está a propor aos seus lojistas e aos seus clientes é muito interessante.

Eu que não sou a maior fã de Centros Comerciais, por mais que uma vez, dei por mim a demorar-me em exposições, em apresentações de arte ou workshops neste Centro Comercial.

Serão estas acções suficientes para combater a tendência de compras online? Tenho as minhas dúvidas, mas acho que o comércio de retalho tem de facto um papel muito interessante a desempenhar e não será substituído se souber inovar.

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

