Inovação aberta à Comunidade

Ah, como eu gosto de descobrir novas iniciativas que promovem a inovação e a partilha de ideias! Quem me conhece sabe que é um dos meus tópicos favoritos, por isso, foi com muito interesse que fiquei a saber mais sobre a iniciativa da Associação de Moradores e Empresários de uma das ruas mais importantes de Utrecht, para atrair investimento e acabar com os espaços comerciais desocupados nesta zona da cidade.

Biltstraat

Biltstraat

Esta rua – Biltstraat – enfrenta um problema com cada vez mais expressão: vários espaços comerciais estão a ficar desocupados e sem grandes perspectivas de voltarem a ganhar vida. Estes espaços comerciais vazios não geram movimento na rua, pelo contrário geram cada vez maior desinteresse da população por esta zona da cidade. Isto faz com que os negócios hoje lá sediados, sejam cada vez menos visitados colocando em risco o seu volume de negócios e em última instância a sua existência. O valor imobiliário de toda a zona é também comprometido. É um ciclo vicioso que precisa de ser invertido.

Moradores e empresários são ambos prejudicados com esta situação. Assim, cansados de esperar por uma solução proposta pela Câmara Municipal, juntaram-se para a criação de um website com o objectivo de informar potenciais novos comerciantes sobre os espaços disponíveis e dar-lhes números para apoiar os seus modelos de negócio (por exemplo, número de moradores, tipologia de casas, segmentação da população, etc).

Como complemento ao site, esta Associação criou um concurso de ideias para todos os moradores. O objectivo é que estes partilhem as suas sugestões sobre o que lhes faz falta na rua, inspirando assim os investidores que andam à procura de uma ideia de negócio para se lançarem. Uma creche para crianças? Uma pastelaria francesa? Uma farmácia? Todos os moradores estão convidados a exprimirem os seus desejos num autocolante e a colá-lo na janela de um destes espaços comerciais hoje vazios!

Autocolantes a borbulhar de ideias!

Autocolantes a borbulhar de ideias!

E por Biltstraat lá se vão encontrando estas lojas vazias já cheias de autocolantes com ideias. Daqui a uns dias haverá um sorteio e alguém que partilhou a sua ideia ganhará uma bicicleta! Muito holandês, não é!?

Apesar de não ser moradora, sou frequentadora da rua, e estou mesmo tentada a deixar uma ideia só mesmo pelo prazer de partilhar! Uma churrascaria Portuguesa take away?! Uma loja de pães com chouriço e caldo verde? Um stand de ginginha? Como se costuma dizer, a imaginação não tem limites e sonhar não custa!

20131020-165518.jpg
Mas é sem dúvida um bom exemplo de associativismo e de inovação aberta à Comunidade.

Anúncios

6 comentários

  1. Muito boa iniciativa! Talvez fosse uma boa ideia para Lisboa… que infelizmente está a perder “vida” comercial de rua.

    1. Pois é…acho que podia ser muito bem aplicada em várias cidades…descobri por acaso que Coimbra está a acontecer uma iniciativa semelhante.

  2. Muito interessante. Vida em comunidade no expoente máximo.

  3. A churrasqueira take-away era ótima, não faria concorrência ao restaurante português e traria um cheiro novo à rua! :)

    1. Ainda não experimentei esse restaurante!

      1. Hum… Há muito que não vou lá, porque a última vez a comida sabia a comida para turista ;) Diz que há um em Amstel, muito bom, o Girassol!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: