Se a bola é de Berlim e chegou a Portugal, certamente deve ter passado por outros países a caminho. Obviamente nunca tinha pensado nisto antes. Para mim a Bola de Berlim era tão Portuguesa como o Pastel de Nata e, Berlim era coisa só de sobrenome. Porque afinal, as lembranças de infância na praia em Portugal envolvem este bolo, os pregões originais dos vendedores, primeiro com creme, depois legalmente sem.
Como é possível que a Bola de Berlim não fosse só nossa e exclusiva dos nossos areais e pastelarias?
Para meu grande espanto e alegria, não é uma coisa só Portuguesa, é mesmo uma coisa Alemã e que se espalhou pelos vários cantos do mundo. E aqui na Holanda chama-se Berlinerbol. Encontrei-a em versão mini na feira este sábado no stand da padaria a sorrir para mim. O pregão “Olhaaa a Bola Fresquinha” não parava de ecoar e pensámos – já que não há praia este ano ao menos que se salve a Bola de Berlim!
E assim foi: dois belos exemplares serviram de prova desta nova versão Holandesa da Bola de Berlim. Qual a principal diferença? Três: o tamanho, o recheio e a forma de aplicar o recheio. Aparentemente aqui são vendidas mais em formato mini, o recheio de ovo é substituído por outro de frutos silvestres que fica apenas no interior da bola e não a transbordar como na versão Portuguesa. Depois de provar, achei sinceramente que o recheio de frutos silvestres é uma ideia tão boa ou melhor que recheio de ovo. O grande problema desta experiência de degustação? Uma berliner sabe a pouco…
Depois o mais interessante foi descobrir que ao contrário de nós Portugueses, que atacamos as bolas de Berlim no Verão, na Alemanha são tradicionalmente comidas para celebrar o Ano Novo e também as férias do Carnaval. E nesta altura é tradição haver uma piada associada: secretamente substitui-se o doce por mostarda e serve-se as bolas de Berlim alteradas juntamente com normais.
Excluindo a partida da mostarda, deixei-vos com água na boca? Querem treinar o vosso Holandês? Sai uma receita de Bolas de Berlim à moda Holandesa (desta feita com recheio transbordante):
http://www.24kitchen.nl/shows/rudolphsbakery/recepten/berliner-bollen
Eet Smakelijk! Que é como quem diz Bom Apetite!
Há mais no facebook: https://www.facebook.com/EspressoAndStroopwafel
Sabes que na Alemanha as bolas também sao grandes e por fora tem acucar em po e nao o acucar que estamos habituados :)
Já tenho mais uma coisa para experimentar quando for ter contigo.. ;)
[…] E ao longo da praia estão stands de comida, onde o petisco principal são, nada mais nada menos, uma das maiores manias gastronómicas nacionais: batatas fritas! Acompanhadas com os molhinhos especial: maionese, ketchup, caril e cebola cortada. Também há hambúrguer no pão e “croquetten” para os mais famintos. Tudo isto é servido numa bandeja improvisada, uma caixa de cartão cortado, que se leva para o areal. Um daquelos momentos: “Ai se ASAE visse isto…”. Como Portuguesa que sou, obviamente que preferiria a Bola de Berlim, nem que fosse na sua versão Holandesa! […]
eu so gosto delas sem creme pk odeio o creme de ovo. assim, c frutos silvestres, parece-me uma boa ideia!!!
Eu tambem! E sem duvida, frutos silvestres e excelente!