Nova Zembla

Nova Zembla, do realizador Reinout Oerlemans, é o tipo de filme que os Portugueses podiam fazer aos pontapés e muito melhor.

NovaZembla_Poster_70100.indd

No fundo retrata um episódio específico da também grandiosa história das Descobertas Holandesas, em que os Holandeses tentaram ultrapassar os Portugueses e os Espanhóis no seu papel do comércio mundial no século XVI, tentando descobrir uma nova rota para o Oriente. Enquanto nós íamos para a Índia via sul através do Oceano Atlântico e dobrando o Cabo da Boa Esperança, os Holandeses, para evitar essa rota que era dominada pelos Portugueses, tiveram um dia, a não tão brilhante ideia de ir pelo Pólo Norte. A história da viagem, da expedição e das suas aventuras é o argumento do filme.

O filme estreou em Novembro de 2011 e esteve em muitas salas de cinema por aqui, não esquecendo que foi a primeira grande produção holandesa a fazer um filme em 3D, e com este enquadramento sinceramente até-me parecia uma história de aventuras interessante, com um pouco de história à mistura. No entanto apesar do início e do trailer promissor, as aventuras da expedição Holandesa tem um final abrupto quando o barco fica preso no gelo um Inverno inteiro.

Ora bem, ficar preso no gelo um Inverno inteiro e sobreviver dentro de uma tenda a racionamento (não queria ser spoiler, mas teve que ser) é um evento histórico impressionante, mas transformar isso num argumento e num filme de acção interessante pode ser mais desafiante. Afinal a maior parte da acção acontece quando os navegadores estão presos no gelo, entregues ao frio e aos ursos polares, criaturas essas, que de fofinhas afinal não tem nada.

Como é que o realizador tentou resolver o assunto? Com uma história de amor. Não uma história de amor qualquer, uma história de amor com a super modelo mais conhecida da Holanda: Doutzen Kroes, Angel da Vicoria Secret’s. Na sua estreia em representação, Doutzen, gira que se farta, abraçou o papel de ser gira que se farta com naturalidade, mas limitou-se a isso. Ahh, estou a ser injusta, Doutzen usou um espartilho impressionantemente apertado, o que também não é para qualquer uma. Assim, são muitas vezes, que enquanto preso no gelo, a personagem principal na expedição se refugia na visão e na fantasia “caliente” da personagem de Doutzen Kroes.

Doutzen+Kroes+Victoria+Secret+2012+Fashion+1KvHHn2pDP0l

E bom, é isto.

Quer dizer, não é pouco: é uma produção ambiciosa, cheio de grandes actores e celebridades, mas que fica muito aquém. Apesar de não perderem o vosso tempo se decidirem ver o filme, não aquece nem arrefece. No entanto, não pude deixar de pensar que podia ser um género de filme para o qual nós Portugueses teríamos argumentos e histórias com fartura para contar, e talvez bem mais interessantes.

Na avaliação do Video Clube Amsterdam este filme fica-se por umas bitterbalen bem fritinhas, para acompanhar com uma cerveja.

Cotação Video Club Amsterdam

1 – Zwart-Wit Dropjes

2- Stampot

3- Bitterbalen

4 – Queijo Gouda

5 – Espresso and Stroopwafel

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: