Sobre perder: um relato vencedor sobre o Jogo do Benfica

Dizem que o mundo dos negócios é duro, competitivo e feroz. Não posso deixar de concordar, mas ontem no jogo da final da Liga Europa Benfica-Chelsea, junto à bancada azul xadrez do Chelsea, com os nervos em franja, à beira de um ataque cardíaco e com o estômago revoltado, não pude deixar de pensar que o futebol de alta competição consegue mostrar provas de ser mais duro do que o mundo de negócios.

Nos negócios também se compete ferozmente: uns ganham mercado enquanto outros perdem. No entanto, a perda é relativa e há sempre forma de reinvenção a partir de uma perda. Se não somos tão competitivos numa determinada faceta, podemos apostar noutra, criar novos mercados onde podemos vencer. No fundo as empresas podem inovar: se uma empresa não está a jogar bem um determinado jogo, em última análise pode inventar o seu próprio jogo.

IMG_1449[1]

Depois há a questão da cooperação: todas as empresas estão no mercado para criar situações de “win-win” com os seus clientes e parceiros. Os bons negócios e negociações são aqueles em que toda a gente ganha de forma equilibrada, e, onde não onde há um vencedor e uma multidão de derrotados.

É um exercício de equilíbrio sustentado: não é o mata-mata, não há a figura do campeão e do perdedor, não há o tudo ou nada do futebol.

IMG_1444[1]

Ora ontem, naquele impressionante estádio do Ajax em BijlmerArena em Amsterdam, alguém tinha que sair derrotado. Acabou por ser o Benfica. Perdeu a taça, perdeu o título. Mas afinal o que significa esta derrota? A equipa jogou bem, representou o clube e o país numa competição europeia, mostrou garra e vontade de vencer, a massa de fãs acreditava e apoiava o seu clube e fez tremer o estádio mais do que uma vez. Havia orgulho e havia festa. É este o significado de uma derrota?

IMG_1488[1]

E o significado de campeão? O vencedor não parecia assim tão motivado, não mostrou assim tanta garra para ganhar e muitas vezes os seus fãs gritavam impropérios contra o seu treinador. Mas são os campeões deste ano da Liga Europa e isso é um facto inegável. Bom, para mim é apenas uma fatalidade, pois na realidade alguém tinha que ganhar e alguém tinha que perder. São estas as regras do jogo, são duras, inflexíveis e são o que são.

IMG_1489[1]

Quando sai do estádio não nego que levei uma pancada, não nego que sai irritada com este perder. E não nego que estava irritada com o facto de deixar que o futebol tenha o poder de me irritar.

Hoje no rescaldo do acontecimento, já não vejo nada do que se passou ontem como uma derrota. Foi uma festa, foi um encontro, foi emoção: foi futebol. É o que é. Duro às vezes, mas temos que saber tirar dele as grandes alegrias. Foi excelente ter tido a oportunidade de ver este momento ao vivo e a cores, e numa nota mais pessoal, foi um momento lindo de Portugal na Holanda! Não me senti fora de casa, não me senti em Amsterdam, senti-me ali nas Laranjeiras a parar para uma bifana, antes de ir até ao estádio.

Advertisement

4 comentários

  1. Luís Santos · · Responder

    Excelente relato. Gostei especialmente da parte do prolongamento…”…. Não me senti fora de casa, não me senti em Amsterdam, senti-me ali nas Laranjeiras a parar para uma bifana, antes de ir até ao estádio.”. Só por isto, já valeu a pena o teu clube ir à final :)

  2. Excelente relato de uma benfiquista a sério, assim fossem todos os benfiquistas, também gostei muito da escrita dela, bem hajas, aceita os parabéns deste portista.

  3. goncalo marques · · Responder

    Lindo artigo :-) tens mesmo jeito, parece um artigo de um jornalista a serio (dos com qualidade).
    Por favor, continua a espalhar a tua magi
    . ;-)

    1. Muito obrigada! Fico muito contente que tenham gostado do post! Continuem a acompanhar ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

amsterdive.wordpress.com/

Life revelations + Amsterdam culture

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

Love to ride my bicycle

Bicycles from The Netherlands

%d bloggers gostam disto: