O tempo tem asas e muito tem acontecido durante meus dias aqui pela Holanda. Sempre que olho para o calendário espanto-me. Acho que estar fora tem destas coisas, a nossa noção do tempo muda muito. Por exemplo, a Coroação do Rei Willem-Alexander e o último dia da Rainha parecem momentos que já aconteceram há muito tempo, mas na realidade só passaram 6 dias desde que o novo Rei entrou em funções.
Talvez seja por isso, que continuo a encontrar lições de Marketing “Real” sempre que vou andando por aí. Ainda é um tema quente e as marcas querem aproveitar o momento ao máximo.
Depois do primeiro texto sobre o tema, seleccionei mais alguns exemplos de Marketing “Real” que me fizeram parar para pensar e para rir durante estes dias!
Partilha uma Coca-cola com o nosso Rei
Na verdade, nas festividades Reais é mais normal ser a cerveja a rainha das Bebidas. Mas a Coca-Cola decidiu não ficar de fora e criar uma edição especial da embalagem.
“Partilha uma Coca-Cola com o nosso Rei” é um género de convite a um brinde ao reinado do novo monarca. Uns dias antes da coroação a marca esteve presente em Amsterdam com várias acções para promover esta edição especial, que se encontra ainda por todo o lado nos supermercados e máquinas de vending.
Na verdade parece-me que esta edição vai ser o ponto de partida para uma campanha de Verão que vai começar já amanhã dia 7 de Maio, aqui na Holanda com o tema “Partilha uma Coca-Cola com…”
Para minha grande infelicidade a nível calórico, eu sou uma grande fã de Coca-Cola, e melhor do que uma Cola-Cola, só uma Coca-Cola partilhada com alguém que gostamos muito. Vai ser difícil resistir a este Marketing Real, mas vamos continuar!
Stay Calm and Be a Royal Fashion Victim
Pois é, que se lixe o Rei: toda a gente sabe que é a sua mulher Máxima que move massas! Esta loja não podia pôr a mensagem mais directa e apelar à legião de fãs da Rainha Máxima e ao desejo de “Eu quero ser exactamente como ela”. Não faço ideia se esta é uma das lojas favoritas da Rainha ou se alguma vez na vida ela terá efectivamente lá passado, mas com um letreiro tão grande e tão laranja é impossível não reparar!
Carruagem Real versão Eléctrico
Cansado de andar a pé? Já não aguentas com dores nas pernas de andar de bicicleta? Mas ao mesmo tempo tens demasiada classe para andar em transporte públicos?
A cidade de Amsterdam tem a solução para ti! Um bonito eléctrico real, que te vai fazer sentir numa carruagem exclusiva do século passado. Até os transportes públicos sabem fazer o seu Marketing Real!
Exemplos engraçados não são? Algum preferido?!
Coca-cola já ganhou!
E eu tenho aprendido mais nestes meses sobre a holanda do que na vida inteira :). A carruagem está fabulosa…
Isso é um grande elogio Luís Santos! :) eu também gosto muito da carruagem…e daqui a pouco ao almoço vou beber uma Coca-Cola Koningin :P