O último dia da Rainha: o adeus a Beatrix

Ontem 30 de Abril de 2013 foi o último dia da Rainha das próximas décadas. A rainha Beatrix pelas 10h da manhã assinou oficialmente a sua demissão e o seu filho Willem-Alexander foi proclamado Rei deste Reino da Holanda.

Nos principais canais da televisão nacional, o tempo de antena foi exclusivo para as várias cerimónias de coroação do Rei. Com a pompa que a circunstância pedia, mas com alguma contenção holandesa, as cerimónias foram-se desenrolando, os comentadores comentando e as festividades acontecendo.

Nas ruas a história é outra, e contou-se de forma um pouco independente das cerimónias de coroação. A tradição mantém-se inalterada apesar de agora ser um Rei celebrado, em vez de uma Rainha. No entanto, nota-se um grande sentimento de agradecimento à Rainha Beatrix por estes anos de serviço à frente do Reino Holandês. É uma pessoa querida pelo povo, e nas ruas ouviu-se muitas vezes cânticos de agradecimento pelo seu reinado.

Obviamente que para quem nunca viveu em Monarquia tudo isto é um pouco estranho e exótico.

IMG_1306[1]

E a grande tradição nas ruas e o grande acontecimento é o mercado livre. Milhares e milhares de pessoas vendem livremente, sem necessitarem de licença de feirante, e com a inexistência de qualquer controlo de qualidade, todas as quinquilharias, velharias e bric-a-braque que tinham lá por casa.

E sim,  o mercado é feito de forma completamente caótica e desordenada, roupa ao monte, tudo ao molho e fé em Deus. Quebra um pouco com a noção nórdica de arrumação e controlo.

O grande objectivo é encontrar pechinchas, de muita ou pouca utilidade.

IMG_1303[1]

Vê-se muitos pais com as crianças a vender brinquedos, livros infantis e roupas usadas. Os próprios miúdos são incentivados a arranjar estratégias de venda originais para despachar as coisas que já não usam e para fazer algum dinheiro. E neste ponto, vê-se um pouco de tudo. Todos os Holandeses são feirante no dia da Rainha e todos tentam fazer um bocadinho de dinheiro, num ambiente festivo.

Mas é na noite anterior ao mercado de velharias que começa a animação na cidade, com milhares de pessoas na rua, que vão à procura dos vários palcos com música, animação e cerveja a bom preços. Essa é a noite da Rainha. E apesar de ser assim chamada, não há muita classe e distinção nas celebrações – a noite acaba com as cidades vestidas de lixo e sujidade e a manhã começa com pessoas de ressaca.

IMG_1310[1]

Mas apesar da ressaca, as pessoas estão bastante cedo de pé, para montarem o seu stand de vendas e continuarem a divertir-se. Durante a noite a Câmara faz um esforço brutal para tentar limpar a maior parte do lixo das ruas para que os feirantes se possam instalar.

Outros com menos jeito para o negócio, preferem continuar a festa dentro de um barco no canal. Beber, cantar, dançar e dizer adeus às pessoas nas ruas.

IMG_1314[1]

Depois há que não esquecer o laranja, a cor nacional da família real. Laranjinha por todo o lado, em vários tons e variações é o must do dia, mas não é obrigatório, muita gente não o usa ou usa um acessório simples.

IMG_1318[1]

Depois de uma manhã inteira à volta na cidade, encontrámos um antigo clube-video a despachar dvds como se não houvesse amanhã. Salas inteiras completas de DVDs a 1€, e obviamente que tivemos que trazer uns quantos exemplares de filmes holandeses para continuarmos com a nossa aculturação.

E senão gostarmos dos filmes? Simples, armano-nos em feirantes para o próximo ano no dia do Rei!

E longa vida aos Reis!

Anúncios

2 comentários

  1. e viva o cor de laranja! beijinhossss

  2. […] dia do Rei – o dia que celebra o aniversário do Rei e a mais famosa festa Holandesa – foi comparativamente com o ano passado muitoooo calminho. E ainda bem! As vendas do ano […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: