Na próxima terça-feira dia 30 de Abril vai ser o último Dia da Rainha das próximas décadas. Está tudo a postos para a coroação do príncipe Willem-Alexander que instituirá o dia do Rei. A capital Amsterdam vai ser o palco principal destes eventos e está especialmente trajada com grandes bandeiras, faixas e cartazes em tons laranjas.
Coroação à parte, outra faceta bem real destas celebrações são as estratégias das marcas para fazer negócio neste dia. Nos dias que correm ir ao supermercado é simultaneamente divertido e surpreendente para um estrangeiro que nunca viveu em monarquia.
Tal como no Irlandês Saint Patrick’s Day onde há uma invasão generalizada de verde, no Holandês Queen’s Day as marcas aplicam-se a fundo a imaginar produtos especiais que encham as pessoas do espírito laranja Holandês. E para fazer isso há dois ingrediente fundamentais: laranja e as figuras reais! Depois é só ter imaginação na proposta de valor.
Sinceramente acho que é no capítulo da alimentação que as coisas ficam bastante mais divertidas. Ora vejam os seguintes exemplos, do que se está a vender nos supermercados:
Kit sopa real
Uma laranja para sopa? A sério?
E também é impressionante como basta pôr o retrato dos monarcas ao pé duma cenoura e de um pimento para tornar uma simples sopa, uma sopa real. Aliás, não é bem real, acho que está mais para uma sopa divina, porque para transformar um pimento, uma laranja e uma cenoura numa sopa comestível é preciso um milagre!
Mas vamos avançando…
Bolos, e mais bolos, laranjas
Nunca a indústria dos corantes teve tantos incentivos ao crescimento!
Caixas de chocolate Reais
Uma caixa que vai bem com tudo lá em casa.
Café e uma fantástica e única colher Real. Já mencionei que é Grátis?
Isto é que é valor acrescentado: mexer o café com o dobro da classe!
E o nosso favorito: pepitas laranjas com toda a família real!
Por fim, a este não conseguimos resistir.
Toda a família real num frasco de coisas doces e artificiais era bom demais para resistirmos. Sinal que o Marketing está a cumprir a sua função, e que nós estamos mais próximos de passar um Queen’s Day mais laranja!
E longa vida aos Reis!
[…] do primeiro texto sobre o tema, seleccionei mais alguns exemplos de Marketing “Real” que me fizeram parar para pensar […]
Incrível,sem dúvida!!! sinto-me tentada em experimentar essa sopa real… quem sabe! tou a ver que isso ai está mm ao rubro :)
Ana, eu se fosse a ti não me metia nisso! :P Mas sim, uns dias antes do dia 30 estava tudo completamente ao rubro.
[…] primeiro ano que vivi em plenitude o dia da Rainha na Holanda, escrevi um pouco sobre a loucura laranja nos supermercados, mas nada me tinha preparado para a existência do índice especializado em medir vendas de coisas […]