Viajar em Silêncio: O milagre da carruagem silenciosa

Uma das primeiras coisas que me surpreendeu nas minhas viagens à Holanda, foi sem dúvida o sistema de transportes públicos. Os comboios em particular. Face aos preços em Portugal é caro andar de comboio aqui, por exemplo uma ida e volta de Utrecht até Amsterdam custa cerca de 16€, o que em Portugal, face a uma distância semelhante ainda custará no máximo uns 5€. Mas o facto de ser caro, fica justificado pela consistência, facilidade de ligações e regularidade de comboios.

O sistema tem os seus problemas é certo. Quando neva em força mais parece o fim-do-mundo em cuecas: comboios que se suprimem, destinos finais que se alteram, viagens que param a meio destino e muitas pessoas que decidem trabalhar a partir de casa. Aliás, há dois meses atrás ficámos retidos numa paragem no meio do nada com -5.º graus, durante uma hora inteirinha, ao vento e ao frio. Várias pessoas na estação já dançavam para tentar aquecer, e nós tentávamos perceber se eventualmente chegaria um comboio para nos tirar dali, ou se teríamos que apanhar um autocarro para outra terra no cu de judas.

IMG_0596[1]

Mas bom, males à parte, o sistema assume para mim um pico de eficiência e respeito pelo cliente, quando existem carruagens específicas para se estar em silêncio. Quando se quer aproveitar o tempo da viagem de comboio para trabalhar, para ler ou até mesmo para descansar, estão ali espaços dedicados, onde é mais ou menos garantido que não haverá gritaria e confusão.

As carruagens do silêncio têm as janelas sinalizadas com um S, e com alguns autocolantes que mostram a quem entra que não é suposto fazer barulho ou falar ao telefone.

À primeira vista pode parecer algo muito frio e distante, mas para quem andou anos em comboios apinhados até aos Cais do Sodré, sabe reconhecer o valor de um pouco de silêncio. Não é que haja barulho por demais, é que há dias em que nos apetece simplesmente estar em silêncio, ou aproveitar para pôr a leitura em dia, ou simplesmente não queremos ouvir qual a perspectiva política do grupo de senhoras sentadas ao fundo da carruagem.

Não corro à procura de uma destas carruagem, de vez em quando calha-me por sorte entrar numa. Foi o caso deste fim-de-semana, que foi um dia sim, e um pouco silêncio soube a mel, e pude pôr a leitura em dia.

5 comentários

  1. Luís Santos · · Responder

    Desconhecia por completo e agradou-me muito esta ideia…. :)

  2. Gosto!!! para mim viajar num comboio onde nao entendo nada do que as pessoas dizem à minha volta é um tipo de silencio parecido lol um silencio de mente :)

    1. É verdade é parecido! :)

  3. Gerry Neuenschwander · · Responder

    Também já conhecia a carruagem do silêncio mas que não resulta muito quando o Ajax se torna campeão de futebol :-)Gosto muito do blog que me foi recomendado pelo Luis Lemos Santos. Espero que gostes de viver na Holanda

    1. Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo feedback – é mesmo importante para quem esta deste lado! Estou a gostar muito de descobrir a Holanda, gostar de viver só o tempo dirá, mas sem dúvida que está a ser uma boa experiência até agora! tenho que agradecer também ao Luis por estar a fazer publicidade ;))))

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her personal amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

