Domingo Cultural – Parte 1: Ópera nas Escadas Rolantes

No primeiro Domingo de cada mês, a cidade de Utrecht organiza um grande evento pela cidade conhecido por Culturele Zondagen, ou Domingo Cultural, com eventos grátis por toda a cidade, geralmente subordinado a um tema específico e com actividades para toda a família. As pessoas aderem em massa, e as ruas calmas de Domingo transformam-se num corropio de pessoas a pé e de bicicleta.

O tema deste Domingo foi: “Kijken, Kijken, Kopen”, que é como quem diz “Ver, Ver, Comprar”, que depois de alguma polémica, marcou o renascimento do comércio na cidade aos Domingos. Até a semana passada os Domingos estavam por lei completamente vedados ao comércio no centro da cidade, mas a partir de agora essa regra vai mudar e os comerciantes vão passar a ter poder de escolha sobre abrirem ou não ao Domingo.

IMG_0555[1]

Para além de marcar o renascimento do comércio aos Domingos, o objectivo deste evento era mesmo chamar pessoas às lojas e levá-las a comprar, assim as próprias lojas foram palco para exposições, concertos, apresentações de livros, poesia e dança! E o próprio slogan é uma piada relativa à mentalidade holandesa de poupança e contenção contínua, isto porque existe uma famosa frase aqui, que é nada mais nada menos do que “Kijken, Kijken, Niet Kopen”, ou seja, estás à vontade para ver, mas não te atrevas a comprar!

Depois de termos dado uma vista de olhos ao programa do dia, decidimos que seria uma boa opção rumar a uma loja em particular, o Bijenkorf, que iria ter uma apresentação de Ópera. A loja é um género de El Corte Inglês, um grande armazém com uns três pisos diferentes. E nada mais nada menos, do que nas escadas rolantes se apresentou um excerto da Ópera Holandesa Blawbard. Escada acima, escada abaixo, os dois cantores mostraram-nos 15 minutos da Ópera.

IMG_0523[1]

E ao todo, nas 3 sessões de apresentação da Ópera estiveram mais de 800 visitantes para ver os duetos de Judith (representada pela cantora Leonie Vincent) e do Barba Azul (pelo cantor Niek Idelenburg).

E devo-vos dizer que os 15 minutos que eles cantaram deixaram um certo bichinho para ver mais! Na realidade, este evento serviu como um teaser para a estreia da Ópera completa que vai acontecer em Junho no Forte Rijnauwen, não muito longe da cidade de Utrecht. É uma Ópera thriller que conta a história de um homem misterioso e rico que vive num forte e que se apaixona durante uma festa por Judith. Mas depois de estarem juntos o excêntrico Barba Azul, abandona Judith, deixa-lhe as chaves do Forte e uma outra chave para uma porta que não se consegue abrir. Isto tudo misturando os sons clássicos do violino, com umas valentes guitarradas eléctricas e bateria.

É mais ou menos isto:

Não compramos nada no Domingo, mas estou inclinada para rumar ao Forte Rijnauwen e descobrir mais sobre a história do Barba Azul e da Judith. É que Ópera em Holandês num forte histórico não é uma coisa que se veja todos os dias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

%d bloggers like this: