Os Holandeses têm um hábito absolutamente adorável que quis adoptar. Estou a falar do costume de se colocar comedores com sementes para os pássaros nas ruas, nas varandas, nos alpendres e nas árvores. É feito sobretudo no Inverno e durante o período da neve, quando os pássaros têm dificuldade em encontrar alimento. As ruas e varandas tornam-se mais vivas, mais bonitas com o chilrear e o constante movimento de pássaros à procura de alimento. A Primavera mantém-se assim como uma esperança, e nunca está tão longe.
Percebe-se que é um hábito de pessoas citadinas, que vivem entre betão e que valorizam o pouco contacto que têm com a natureza. Se tivessem realmente que proteger colheitas inteiras de passarada esfomeada, talvez os comedores fossem espantalhos!
Rua a rua, ao longo deste Inverno, fui vendo comedores destes por todo o lado. O raro era conseguir uma foto em que um pássaro estivesse incluído na cena. Tal como se fosse uma pedra ou uma espingarda, os pássaros fugiam ao mínimo movimento do meu telefone.
Inspirada pelo movimento da passarada na ruas, decidi que queria também eu inundar a minha varanda de vida e que queria acordar ao som dos passarinhos! Era esta a minha motivação (talvez ingénua) sobre o processo de instalar um comedor na minha varanda.
Encontrámos uma marca, que é a Apple da tecnologia de comedores de pássaros! Tal como a Apple é “designed in California, made in China” a marca Best for Birds também é “Designed in Holland, made in China”. Não é que os Holandeses estejam na onda da frente no que toca a entender as necessidades da passarada em termos de alimentação, o que eu acho é que há efectivamente um mercado grande de pessoas aqui que se interessam pelo assunto, e que perdem algum tempo a comprar coisas bonitas para os seus jardins. Basta ver o site da marca, para perceber que há alguma preocupação com o design e imagem dos seus produtos
Depois de ponderar qual seria a melhor solução, eis a nossa aquisição:
Os primeiros dias não pude deixar de me sentir um pouco como o David Attenborough, não camuflada entre arbustos, mas entre lençóis, bem cedo de manhã a tentar perceber se havia movimento lá fora! Para minha grande tristeza, não acordo como se tivesse num bosque, mas a parte positiva é que também não acordo de rompante com um chilrear infernal. Afinal ainda é Inverno, e as aves são raras.
Mas, não foi um flop, e eventualmente, desta vez camuflada entre cortinas, consegui a foto que há tanto queria:
Não é material National Geographic, mas é um bom prelúdio de Primavera!
exclenete hábito, sem duvida! têm o meu voto ;)
Gostas? Ainda hoje estavam aqui mais dois de volta das sementes! :)