Provavelmente o resultado seria algo parecido com isto:
Ou isto:
Ou ainda isto, só para ir buscar mais um dos meus favoritos:
Mas na realidade, o fotógrafo que faz este trabalho não é Holandês é Australiano, e chama-se Bill Gekas, e tem um talento nato para retrato, particularmente o tipo de retrato que pretende fazer uma homenagem a muitos dos antigos mestres da pinturas holandesa, incluindo artistas como o Vermeer e o nosso amigo Rembrandt.
O que é mais adorável, e que resulta aqui tão bem, é que Bill traz a sua filha de 5 anos para ser a modelo e recriar muitas das configurações destes quadros que são de meados do século XVII e XVIII onde figuram adultos e não crianças. Como Bill explora no seu blog, em primeiro lugar e também o mais fácil, é retirar todos os sinais de modernidade que poderão haver numa divisão, depois é um trabalho de extensa experimentação com técnicas de iluminação e com retoques digitais que pretende recriar o estilo de pintura.
O que para mim é mais interessante, é que estas fotografias homenageiam de uma forma muito inteligente aquilo que estes dois grandes mestres de pintura mais se destacaram a fazer, que é no fundo a sua utilização brilhante dos efeitos de luz! Mesmo para quem não percebe nada de fotografia é engraçado ler como se constrói um projecto de iluminação deste género. É bastante estudado e complexo!
Com este trabalho Bill tem ganho diversos prémios e acho que vale a pena continuar a acompanhá-lo!