Existem outros tesouros em Den Hague. O Van Kleef Museum é mais do que um museu: é um bar, é um restaurante e é uma experiência! Não tendo absolutamente nada a ver com a Heineken Experience em Amsterdão, depois de um dia inteiro ao frio, são ambas maravilhosas e aquecem o coração e não só!
Então imaginem o seguinte, há muito, muito tempo atrás, quando as ruas ainda estavam envoltas em fumos espessos da industrialização, floresceram em Den Hague fábricas de gins, extratos amargos e licores. Porquê? Porque a água dos canais, sendo a única fonte de água, estava toda poluída das fábricas e não se podia beber directamente. Assim estas destilarias certificavam às pessoas alguma salubridade da água uma vez que lhes juntavam álcool É capaz de ser a melhor desculpa que já ouvi para se beber todos os dias! Até há uma expressão em Holandês “beber água forte”, que designava o produto que muitas destas destilarias produziam. Vendiam também para as farmácias e para pintores.
E neste contexto nasceu a destilaria Van Kleef, uma destilaria a vapor, que até aos dias de hoje nos dá pinga da melhor e da mais tradicional de Hague. A antiga destilaria é hoje a loja, as bebidas são produzidas noutro lado, mas tudo o resto é finalizado ali – engarrafamento, rotulagem, etc.
Quando entramos na loja percebemos que ali há uma cultura de álcool: não só porque quem nos recebe gosta mesmo de beber e dos produtos que se vendem, mas também porque se sabe do que está a falar. A loja/ museu tem acervo constituído de diversos alambiques , caldeira e outros dispositivos que podem dar uma boa ideia sobre do que seria uma destilaria a vapor no século XIX.
Mas o melhor, é a parte de experimentar os licores, e aí não há limites à imaginação – menta, limão, laranja amarga, tarte de maçã, chocolate, café. Há whisky também para quem gosta de um xiripiti mais forte.
Quando se vai a um sitio destes é impossível não trazer nada, e por isso, lá tivemos que trazer uma garrafinha de licor “apple tart” e posso-vos dizer que é docinha docinha e sabe a Natal.
Se quiserem dar uma vista de olhos: http://www.museumvankleef.nl/index.php
Tot ziens (que é como quem diz até já!)