A tournée mundial da Rapariga

Há muitos anos atrás,  familiares falaram-me da sua viagem à Holanda e dos grandes mestres da pintura holandesa com especial ênfase para o Vermeer. Eu era uma adolescente impressionável, e para me impressionarem ainda mais, uns dias a seguir ofereceram-me o livro “A rapariga do Brinco de Pérola”. Adorei o livro, e apesar de não saber a linha que separa ficção da realidade, fiquei sempre com vontade de ver os quadros dele ao vivo para perceber as técnicas de pintura, os esquemas de cores e apreciar o resultado final do trabalho. O Vermeer era um tipo muito minucioso que em média fazia só 2 quadros por ano.

Anos mais tarde sai o filme, com a magistral Scarlett, que é gira que se farta, mesmo quando faz de empregada doméstica Protestante Holandesa em Delft no século XVII. A vontade de ver os trabalhos dele ao vivo crescia.

Ora ontem, fomos à cidade onde a rapariga normalmente pára. A Den Hague. Mas para grande tristeza minha, a rapariga anda a “laurear a pevide” numa tournée mundial e por informação não confirmada está a agora no Japão. Para além de uma inveja terrível da rapariga, do seu bom ar, e de ter ganho o estrelato internacional e andar por aí a viajar, estou com alguma pena. Ainda não foi desta que eu a vi….mas comprei um postal! Nem tudo está perdido!

IMG_0234[1]

Mais, não vi a rapariga, mas vi outra obra do Veermer que está no Gemeentemuseum que é a famosa vista sobre Delft! E aí consegui ver tudo aquilo que queria ver. Para espreitarem: http://www.gemeentemuseum.nl/en/exhibitions/highlights-mauritshuis

E mais, o museu tem exposições que nunca mais acabam. Labirinto de arte é a melhor designação que me ocorre. E para compensar o facto da rapariga principal não estar, o museu proporciona uma vista de olhos bem mais sensual aos seus visitantes, com outras raparigas principais com brincos, e sem brincos, pin-up style:

IMG_0235[1]

Não desisto do Vermeer, nem da rapariga, ficam só até uma próxima. Até já!

2 comentários

  1. Bom bom era dares um saltinho ao Japão para veres rapariga que anda a “laurear a pevide” ;)

  2. […] aclamado pintor da Rapariga do Brinco de Pérola só foi realmente colocado no pedestal da fama internacional perto do século XIX, pois na […]

Deixe uma Resposta

Amsterdive

Amsterdam based actress hosts you into her own amster-dive

Anas há muitas

Mãe, mas Mulher. Aqui escrevo sobre a fantástica experiência da maternidade, os meus cozinhados, os textos da minha autoria, e a minha área de formação – saúde.

THE GIRL WITH SILVER HAIR

THE GIRL WITH SILVER HAIR

agora digo eu

Porque às vezes me apetece dizer com os dedos para que me ouçam com os olhos!

Diário de Prato

Compartilhando o que eu ando fazendo e comendo de gostoso por aqui.

A Limonada da Vida

Uma Portuguesa na Holanda

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

Marianne Beerten

Onroerend goed en Geiten in Portugal

Contador D'Estórias

Narrativas, poemas, músicas, um blog com estórias dentro.

Desbravando Madrid

Curiosidades e dicas sobre a cidade de Madrid

Life's Textures

Notes and tips about (my) life

By Catarina

Writing With a Global Mindset

laplandalltheway

Adventures of a Portuguese girl in Lapland

o meu sofá cinzento

espaço reservado a desabafos tipo assim um bocadinho "crazy" "or not"

The Frustrated Gardener

The life and loves of a time-poor plantsman

Heidiland

Uma Portuguesa na Holanda

The Kitchen Crashers

Seda ve Hakan’ın Mutfak, Seyahat ve Fotoğraf Maceraları…

